Estava aflito para ver as ruínas da cidade de Éfeso. De acordo com o Livro da Lei Cristã, vários personagens sagrados pisaram aquele solo. João, o Evangelista, nasceu em Éfeso e, logo após ascensão de Jesus ao céu, retornou a cidade com Maria, mãe do Cristo, para um longo exílio. Foi lá também que ele escreveu um dos livros mais intrigantes da Bíblia Sagrada: o Apocalípse. Por lá também passou o Apóstolo Paulo, pregando as Palavra do Salvador. Era o início da Era Cristã.

Antes das ruínas, visitamos a casa de Maria, que fica no alto de uma colina escarpada próximo ao sítio arqueológico. O sagrado está no ar e qualquer um pode senti-lo. O lugar possui uma energia fantástica que acaba levando qualquer um à emoção. A casa é uma réplica e é muito simples, porém, como já disse, pode-se se sentir a serenidade, a calma e a paz. Chorar num lugar desse não é vergonha nehuma.
Descendo a colina, em quinze minutos se chega ao sítio arquelógico que, por sinal, está muito bem conservado. Os prédios públicos, as casas, os templos ainda podem ser visualizados com uma certa facilidade devido à conservação desses monumentos. Muitos deles já estão lá a mais de 5.000 anos!!! Nossa!!!
A fachada da biblioteca e o teatro são os grandes protagonistas. Que sensação ímpar estar caminhando sobre uma parte da história da humanidade!!!
Curta as fotos...