Vamos voltar ao nosso passado remoto. Imagine o homem primitivo tendo que se deslocar a procura de alimentos. Como ele se virava? Não se virava. Ele andava, andava e andava. Só quando ele se torna sedentário percebe que para sair de sua caverna era necesário muita atenção para que depois das atividades diurnas pudesse retornar ao lar.
O sol deve ter sido o seu primeiro aliado. Ao ver o movimento aparente do astro rei, ele pode perceber que a posição do nascente era quase constante, o que acontecia também ao se pôr. Agora ele poderia se deslocar levando em consideração essas posições, o problema estaria nos dias nublados, mas que gostaria de sair de casa em dia assim?
A partir daí, quase tudo que estava no céu poderia servir como referência. Assim estabeleceu-se que, em relação ao sol, os pontos de orientação teriam a seguinte nomeclatura: o leste (onde o sol nasce) e o oeste (onde o sol se põe). Para estabelecer os pontos intermediários foi introduzido o método da mão direita, que apontada para o leste e a esquerda para o oeste, o que se via à frente estava no norte e o que ficava para traz estava na direção sul.

Mais fácil ficou quando os chineses inventaram a bússola. Esse instrumento foi de tão grande importância que até hoje as aeronaves mais sofisticadas não o dispensam em seus cibernéticos painéis de controle.
No século XV, quando os navegadores europeus se aventuraram pelos oceanos, não esqueceram de olhar constantemente para o céu. A rota de suas embarcações dependiam da direção que as estrelas apontavam quando projetadas na superfície do planeta. Que tarefa difícil... Porém, a maioria chegava sempre ao seu destino. Uma das constelações que servem como ponto de orientação para os habitantes do hemisfério sul é a do Cruzeiro do Sul. A última estrela da cruz, quando prolongada até a superfície, aponta para a direção sul.
Que tal exercitar um pouco a sua percepção? Será que você consegue encontrar os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) utilizando essas ferramentas rudimentares? Tente, mas não se perca por aí!
o primeiro desenho esta errado. a mão direita aponta é para o leste, não para o oeste como está na figura
ResponderExcluirA figura já foi trocada. Obrigado.
Excluir