sexta-feira, 15 de abril de 2011

VÍDEOS DE VIAGEM

Alô amigos,




Estou com um novo blog na web só para postar meus vídeos. Acesse e curta imagens do Brasil e do mundo.

Não esqueçam de divulgar para os seus amigos, ok?

Vai lá.... www.videosdeviagem.blogspot.com

quinta-feira, 7 de abril de 2011

MASSACRE NA ESCOLA DE REALENGO: RETRATO DA VIOLÊNCIA URBANA


Estamos de Luto!

No dia 07/04/2011 estava atendendo um responsável em meu gabinete quando um professor, com o semblante pálido e assustado, entrou e perguntou se eu sabia o que estava acontecendo. Não entendi a preocupação dele. Assim que o responsável se retirou, acessei a internet e comecei a tentar entender o que estava se passando. Uma escola municipal sofrendo um atentado? Não seria possível! A escola é um lugar de gente de bem, onde as pessoas crescem intelectualmente e onde elas aprendem a se relacionar uns com os outros. Não é possível! Não consigo descrever a minha reação quando a realidade veio à tona. Foi um dia muito tenso e muito triste para todos da escola pois estavamos vivendo uma situação ilógia, irracional e extremamente chocante aos nossos costumes e que poderia estar acontecendo conosco. Paralelo ao meu estarrecimento, surgiu de uma forma repentina mais um questinamento para os "meus medos" com relação à questão da segurança em nossa escolas da rede municipal.

Pelas escolas que assumi cargos de gestão, uma das minhas maiores preocupações era com a segurança dos bens e das vidas que a escola guarda. Grades, sistemas de câmeras de segurança, vigilância, portões fechados sempre estiveram como prioridades para presevar a integridade das pessoas e os bens que a escola possui e pelos quais sou o responsável legal. Mas então pensei comigo mesmo: de que adiantou tudo isso para aquela escola de Realengo, já que ela possuía muros altos, câmeras nos corredores e portões de ferro? Será que o cuidado que eu tenho em minha escola seria o suficiente para inibir a ação de um ser humano mentalmente atordoado e com sede de sangue? Talvez sim, talvez não.

O mais importante agora é rever os nossos procedimentos. A escola, que era uma instituição que mais parecia a continuidade de nossas casas, passou a ser alvo de ladrões e psicopatas. Como lacramos nossas casas com grades e cadeados para proteger principalmente a nossa vida, será que agora teremos que fazer isso também para preservar a vida de nossos alunos, professores e funcionários? Esta é uma questão que temos que discutir muito rapidamente. O fato é que é fácil entrar em uma escola, seja para pedir um documento ou para buscar uma informação. Não temos como fazer uma triagem eficiênte pois a maioria das unidades escolares de nossa rede de ensino não possui um agente de portaria, quando sim um funcionário readaptado que fica completamente vulnerável em uma situação risco. Daí a necessidade de se discutir, principalmente com o Conselho Escola Comunidade de cada unidade escolar, estratégias e utilização de recursos financeiros para melhorar a segurança e tentar evitar que vidas sejam perdidas precocemente, como aconteceu na escola de Realengo. Além disso, cabe também ao poder público viabilizar urgetemente pessoal para exercer as funções auxiliares. Não vai deter uma fatalidade mas poderá previnir muita coisa.

Naquele dia optei em não postar nenhum texto! Pensei até deixar apenas uma página em branco, em memória das doze crianças que perderam brutalmente as suas vidas através de um ato de covardia e insanidade. Não consegui. Hoje tive coragem de escrever sobre o assunto, mas continuo perplexo e assustado. Que Deus estenda Suas mãos e acolha essas crianças em Seu divino seio.

ESTAMOS DE LUTO!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

TERREMOTOS: QUANDO A TERRA TREME

Os tremores de terra não são muito comuns em nosso país, o que dá impressão que tudo está tranquilo por aí. Engano! A terra treme, e treme muito! As áreas mais "agitadas" são as que ficam nas bordas das placas tectônica (vide última postagem), onde os vulcões fazem parte da paisagem natural e onde a terra sacode várias vezes ao dia. Uma dessa áreas é o famoso círculo do fogo do Pacífico, uma linha de instabilidade tectônica localizada na área do oceano Pacífico onde ultimamente vem ocorrendo eventos de grande magnitude, como o grande terremoto (seguido de tsunami) de 8,9 graus na escala Richter que sacudiu o Japão no dia 11/04/2011, provocando ondas gigantes que causaram uma grande destruição e que matou muita gente.



Mas por que os terremotos acontecem?

As placas tectônicas se movimentam lentamente, gerando um processo contínuo de esforço e deformação nas grandes massas da rocha. Quando esse esforço supera o limite de resistência da rocha, faz com que ela se rompa liberando parte da energia acumulada que é liberada sob forma de ondas elásticas, chamadas de ondas sísmicas. Essas ondas podem se espalhar em todas as direções, fazendo a terra vibrar intensamente, ocasionando os terremotos.





Por duas vezes passei pela experiência de sentir um tremor de terra. A primeira vez foi em 2007 no Chile. Estava no aeroporto pronto para embarcar de volta para o Rio de Janeiro quando o chão do terminal começou a se mover na hora do checkout. Durou apenas alguns segundos, porém tensos. O funcionário da companhia aérea olhou para mim e disse: "Isso acontece todo dia. Não se preocupe." Eu olhei para ele mas não consegui responder. As palavras não conseguiram sair da minha boca.

A segunda vez foi em Delfos, na Grécia. Lá foi pior! Estava dormindo quando ouvi um estrondo e tudo no quarto do hotel se movimentou. Nossa, que susto! Ao contrário dos japoneses que sempre têm um plano de fuga rápido e eficiênte, não consegui mover um músculo. No dia seguinte, durante o café da manhã, olhei desconfiado para o teto e para as vidraças do restaurante, que para o meu espanto estavam intactas. Segundo o garçon, a intensidade foi de "apenas" 5,6 graus, apenas um "saculejo"!

Veja o vídeo:

sábado, 2 de abril de 2011

NOSSO PLANETA ESTÁ VIVO

No ano de 2011 nosso planeta vem mostrando que não está adormecido. Somente este ano vários eventos de origem geológica estão acontecendo em um intervalo muito curto de tempo, ceifando vidas em várias partes da superfície. Porque a superfície do planeta está tão exposta à esses fenômenos?

A Terra vem passando por um processo de resfriamento desde da sua criação (4,5 bilhões de anos) o que fez consolidar a superfície do planeta, ou seja, apenas uma fina camada externa se resfriou. Esta camada externa é chamada pelos geólogos de crosta terrestre ou litosfera.

A composição da litosfera é oriunda do material ígneo resfriado, ou seja, o magma (como é denominado esse material pastoso e de altíssima temperatura)se solidificou através do resfriamento e criou uma "casca" rochosa que continua flutuando sobre o mesmo material incandescente, que pode chegar a uma temperatura de aproximadamente 15.000ºC.

Devido a esta influência da elevada temperatura e da altíssima pressão interna, essa fina camada externa foi se rachando ao longo do tempo dando origem a um grande quebra-cabeça. Placas gigantescas flutuando à deriva pelo magma, conhecidas como placas tectônicas.

Assista o vídeo para entender a deriva dos continentes:

NOVOS VÍDEOS NO YOUTUBE

Agora virou mania!
Mais três vídeos foram postados recentemente. Não sei aonde isso parar! Cada vez que termino um, mais material vou encontrando pelo caminho. Espero que seja do agrado de todos (pretenção...), e se for, divulguem para seus amigos.