sábado, 2 de abril de 2011

NOSSO PLANETA ESTÁ VIVO

No ano de 2011 nosso planeta vem mostrando que não está adormecido. Somente este ano vários eventos de origem geológica estão acontecendo em um intervalo muito curto de tempo, ceifando vidas em várias partes da superfície. Porque a superfície do planeta está tão exposta à esses fenômenos?

A Terra vem passando por um processo de resfriamento desde da sua criação (4,5 bilhões de anos) o que fez consolidar a superfície do planeta, ou seja, apenas uma fina camada externa se resfriou. Esta camada externa é chamada pelos geólogos de crosta terrestre ou litosfera.

A composição da litosfera é oriunda do material ígneo resfriado, ou seja, o magma (como é denominado esse material pastoso e de altíssima temperatura)se solidificou através do resfriamento e criou uma "casca" rochosa que continua flutuando sobre o mesmo material incandescente, que pode chegar a uma temperatura de aproximadamente 15.000ºC.

Devido a esta influência da elevada temperatura e da altíssima pressão interna, essa fina camada externa foi se rachando ao longo do tempo dando origem a um grande quebra-cabeça. Placas gigantescas flutuando à deriva pelo magma, conhecidas como placas tectônicas.

Assista o vídeo para entender a deriva dos continentes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário