quinta-feira, 16 de julho de 2009

KRAV MAGÁ - A ARTE DE DEFESA PESSOAL ISRAELENSE

Krav o que? Até a década passada poucas pessoas sabiam o que era o Krav Magá, a não ser aqueles "loucos" por lutas ou artes marciais. Atualmente, esta arte de defesa pessoal israelense está sendo amplamente difundida e praticada não só na cidade do Rio de Janeiro, mas em quase todo Brasil, principalmente pela sua eficiência em resguardar a integridade física de quem a pratica. Incrível é que ela é acessível a homens, mulheres e crianças de idades e biotipos variados, e talvez seja esta aparente simplicidade em se defender de ameaças de agressões cotidianas (que vai de um simples soco até uma arma de fogo), que o Krav Magá vem atraindo a curiosidade e praticantes.

Imi Lichtenfeld foi o grande mentor da arte. Judeu de origem hungára, criado na Eslováquia, migrou para Israel em 1942. Participou dos combates da época no Oriente Médio servindo as tropas Checas na luta pela fundação do Estado de Israel. Imi desenvolveu uma técnica tão eficiente de defesa que rapidamente o Exército de Israel a adotou e durante muito tempo ficou entre os muros dos quartéis.

No Brasil, o responsável pela introdução e divulgação do Krav Magá é Kobi Lichtenstein, um Mestre faixa preta 6º Dan, que chegou de Israel em 18 de janeiro de 1990 e sem pestanejar tratou de difundir a arte de defesa criada por Imi, formando instrutores e levando seus conhecimentos às forças armadas do país. Hoje, as academias de Krav Magá se espalham rapidamente por quase todo o Brasil, com um número cada vez maior de alunos.

Em 2010 a Família Krav Magá estará em festa por dois motivos: o centenário de nascimento do seu criador (Imi Lichtenfeld) e 20 anos de Krav Magá no Brasil. Para isso está sendo organizado um mega evento.

Meu primeiro contato com esta arte de defesa pessoal foi em 1996. Um dia estava assistindo ao Globo Esporte e vi uma reportagem sobre o assunto. Fiquei impressionado!!! Nessa época, a academia do Mestre Kobi ficava na Rua da Passagem, em Botafogo. Andei umas duas vezes pela rua e não encontrei o endereço. Passou um tempo e me mudei para o Recreio dos Bandeirantes em 2000. Um dia, por acaso, vi uma faixa de propaganda do Krav Magá e aí sim. Começei a fazer parte da família!!!

Hoje o Krav Magá também faz parte da minha história. Incrível é que até hoje não precisei usar os meus conhecimentos técnicos para defender a minha integridade física, mas todos os dias uso a filosofia que a arte me ensinou, encarando os desafios do dia-a-dia com tranquilidade e confiança.

Quer saber mais sobre o Krav Magá? Acesse o site da Federação Sul Americana de Krav Magá: http://www.kravmaga.com.br/

Assista as demonstrações...




http://www.youtube.com/watch?v=Fg8Dfzr5vpY

Um comentário:

  1. Adorei saber sobre esse tipo de Defesa pessoal.O assunto é muito rico e interresante!Vou pesquisar sobre o assunto e se possível praticar.bj

    ResponderExcluir